segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Pesquisa associa calores da menopausa a menor risco de infarto


DA ASSOCIATED PRESS

As ondas de calor e os suores noturnos que afligem milhões de mulheres que passam pela menopausa podem ser um sinal positivo. Aquelas que têm os sintomas no início da menopausa correm menos risco de sofrer ataques cardíacos e acidentes vasculares cerebrais, segundo um estudo publicado na revista "Menopause".

As ondas ocorrem subitamente e produzem uma sensação desconfortável de calor intenso.

A pesquisa envolveu mais de 60.000 mulheres acompanhadas por cerca de dez anos. É o primeiro estudo que analisa o período dos sintomas da menopausa e os riscos subsequentes para problemas cardíacos e mortes, disse o coautor JoAnn Manson, chefe de medicina preventiva em Brigham de Harvard e do Hospital da Mulher.

Estudos recentes relacionaram as ondas de calor ao aumento da pressão arterial e dos níveis de colesterol, o que poderia sugerir um maior risco de problemas cardíacos, mas a nova pesquisa oferece uma visão mais detalhada, segundo Manson.

O autor principal, Emily Szmuilowicz, endocrinologista da escola de medicina da Universidade Northwestern, disse que os resultados devem tranquilizar os milhões de mulheres que sofrem com os sintomas. "Os calores nunca serão agradáveis, mas talvez estes resultados torná-los mais toleráveis."

Nenhum comentário:

Postar um comentário