terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Vice diz que Egito tem cronograma para transferência de poder


Tomara que seja por um Democracia de verdade e nãopor uma DITADURA velada como aqui no Brasil!!!
O Egito tem um plano e um cronograma para a transferência pacífica de poder, disse o vice-presidente Omar Suleiman nesta terça-feira, acrescentando que o governo não perseguirá manifestantes que pediram a queda do ditador Hosni Mubarak.

"O presidente recebeu bem o consenso nacional, confirmando que estamos colocando nossos pés no caminho certo para sairmos da crise atual", disse Suleiman, após encontro com Mubarak.

"Um mapa claro foi estabelecido com um cronograma para realizar a transferência pacífica e organizada de poder", disse ele, em comentários transmitidos na TV estatal.

Suleiman afirmou ainda que Mubarak criou uma comissão para reformar a Constituição, outra das promessas feitas pelo governo para aplacar os protestos pela queda de Mubarak, que entram nesta terça-feira em seu 15º dia consecutivo.

"O presidente Mubarak assinou hoje um decreto para a formação de uma comissão constitucional que vai revisar emendas constitucionais, e as emendas legislativas solicitadas", disse.

Mubarak criou também, ainda segundo Suleiman, um comitê separado que vai monitorar a implementação das reformas propostas. Os dois comitês começariam a trabalhar imediatamente, mas Suleiman não detalhou quem fará parte deles e como serão escolhidos.

O governo prometeu várias concessões desde que a revolta começou há duas semanas, mas até agora eles têm ficado aquém das reivindicações dos manifestantes que exigem a renúncia imediata de Mubarak e não aceitam sua proposta de ficar até as eleições de setembro.

A decisão desta terça-feira foi o primeiro passo concreto tomado pelo governo para implementar as reformas prometidas.

Mubarak também pediu uma investigação sobre os confrontos na semana passada entre os manifestantes pró e antigoverno. As descobertas serão remetidas ao procurador-geral.

A oposição ainda não se pronunciou sobre o anúncio, mas milhares de manifestantes permanecem na praça Tahrir, no centro do Cairo, com esperança de derrubar Mubarak.

Nenhum comentário:

Postar um comentário