terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Médicos atacam os fabricantes de energéticos e afirmam que a bebida provoca convulsões, delírios, problemas cardíacos e danos nos rins e no fígado


Reuters Health

NOVA YORK - Com o alto consumo de energéticos entre os americanos, os médicos começaram a se preocupar com os efeitos da miscelânea de cafeína, açúcar e suplementos dietéticos da bebida entre os mais jovens. Os pediatras da Flórida descrevem casos de convulsões, delírios, problemas cardíacos e danos nos rins e no fígado entre as pessoas que tomam um energético ou mais.

— Em todo o mundo há sinais de efeitos colaterais dessas bebidas — afirmou o médico Steven E. Lipshultz, chefe do Departamento de Pediatria da Universidade de Miami.

A venda dessas bebidas nos EUA deve alcançar US$ 9 bilhões este ano, tendo crianças e adolescentes como metade do mercado consumidor — como a bebida é classificada como suplemento nutricional, os critérios de venda são muito menos controlados que para remédios ou alimentos.

Os médicos reclamam ainda da postura dos fabricantes: no site da Red Bull, por exemplo, o energético é descrito como uma bebida que aumenta a concentração. "Os efeitos de Red Bull são apreciados no mundo inteiro por atletas, profissionais e estudantes", descreve o site.

Mas segundo os pesquisadores os efeitos da bebida são questionáveis:

— Não encontramos nenhuma evidência de qualquer efeito terapêutico — disse Lipshultz, que se preocupa principalmente com o efeito nas crianças, já que a cafeína aumenta os batimentos cardíacos, causa insônia e ansiedade e há ainda extratos de plantas de efeito desconhecido.

— Se fosse só um drink energético com cafeína seria uma coisa, mas o problema é que ainda há um monte de outras substâncias — disse Lipshultz.

Em nota, a Red Bull respondeu que a bebida tem a mesma dose de cafeína que uma xícara de café e a American Beverage Association, que representa vários fabricantes, disse que jovens que vão às cafeterias tomam duas vezes mais cafeína que em um copo de energético.

Para Lipshultz há uma outra grande diferença entre o café e os energéticos:

— Se você tem 16 anos e acabou de jogar futebol, dificilmente vai beber três xícaras de café quente. Mas provavelmente vai querer três latas de energéticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário