segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Desvendando os rótulos dos produtos de beleza


Toda vez que você pisa em uma perfumaria todo o dilema de qual produto de beleza é melhor para seu cabelo e sua pele vem à tona. Você fica em um vaivém interminável e a indecisão passa a ser seu segundo nome. Afinal, como escolher o xampu e o hidrante corporal mais indicado para você?
Claro que é sempre mais seguro quando o produto vem orientado por um médico especialista na área, mas algumas dicas podem lhe ajudar a sair da dúvida. "Os xampus são compostos por uma base detergente, um estabilizador, um espumante e um umectante. É importante prestar mais atenção no detergente usado na formulação", explica a dermatologista Samira Yarak, chefe da Dermatologia da Universidade Federal do Vale do São Francisco, em Pernambuco.

O que vale é escolher o detergente que melhor se adapte ao seu couro cabeludo e ao cabelo. Sabe aquela sensação de maciez e brilho que alguns xampus deixam? Pois é o detergente mais adequado ao seu cabelo que consegue deixar essa impressão.

A dica é a seguinte: no rótulo do produto procure por nomes como lauril sulfato de trietanolamina e lauril éter sulfato de sódio. "O lauril sulfato de trietanolamina é um dos melhores e menos agressivos detergentes, mas agrega custo ao produto. Já o lauril sulfato de sódio, que é o usado em xampus para crianças, é suave à pele e não agride os olhos", explica Samira.

Na hora de escolher o melhor hidratante para sua pele, vale prestar atenção se o produto vai ser usado no corpo todo ou somente no rosto. Por apresentar uma oleosidade maior, a face requer um hidratante menos oleoso, a exemplo dos em gel ou com serum.

Já para o corpo, o que vale são os produtos que apresentem boa proteção à pele. "A uréia, quando usada como umectante em produtos tópicos, tem capacidade de captar água das camadas inferiores para a superfície da pele, assim aumentam a hidratação", ensina Inaya Lavôr, dermatologista e gerente médica dos laboratórios Stiefel.

Confira abaixo as principais substâncias que você pode encontrar em produtos como xampu, condicionador e hidratantes para corpo e rosto:

Aloe Vera: extraído de uma planta chamada babosa, o líquido meio pegajoso é usado em produtos de beleza para hidratar. Nos xampus, ele tem ainda a função de amaciar as madeixas, facilitando a escovação.

Camomila: derivada de uma planta, a substância pode ser usada para tonalizar os fios já claros do cabelo ou ainda como calmante para a pele.

Ceramidas: são um tipo de gordura que proporcionam maciez aos cabelos, ajudando a manter fechadas as cutículas que constituem cada fio. A substância é ainda responsável por formar uma espécie de filme protetor e conferir elasticidade aos fios. Nos hidrantes corporais, ela é responsável por auxiliar na hidratação da pele.

Colágeno: a proteína ajuda a manter o cabelo hidratado. Por absorver uma quantidade de água razoável, é capaz de umedecer os fios, dando um aspecto de maciez.

Jaborandi: a substância adstringente, freqüentemente usada em xampus para cabelos oleosos, ajuda ainda a combater a caspa. Ao aumentar a vascularização do couro cabeludo, ela pode também auxiliar contra a queda de cabelos.

Karité: retirada de um fruto rico em óleo vegetal, a substância contém um poderoso umectante que auxilia no tratamento de cabelos ressecados e no controle dos fios arrepiados.

Lanolina: considerada um dos veículos mais hipoalergênicos dos produtos de beleza, a substância possui alta capacidade umectante, o que proporciona elevada sensação de hidratação, maciez e elasticidade.

Pantenol: nos cabelos, a substância proporciona hidratação, maleabilidade e uma rápida recuperação dos fios danificados. Seu efeito antiinflamatório acalma a pele e hidrata quando presente em cremes para o corpo.

Proteínas (hidrolisadas e de outros tipos): com um bom poder de umectação, a substância deixa os fios mais hidratados e macios, além de facilitar a escovação.

Q10: com função antioxidante, a substância ajuda no combate ao envelhecimento precoce.

Queratina: proteína que fortifica os fios, auxiliando no tratamento de cabelos maltratados por agentes externos, como sol.

Silicone: ao formar uma película protetora em volta dos fios, ele protege contra agentes agressores, além de refletir luz, dando maior brilho aos cabelos. Quando usado em cremes corporais, tem excelente ação emoliente e lubrificante, o que confere à pele um toque sedoso.

Uréia: usada como umectante, ela tem forte poder de hidratação. Em alta concentração, ajuda ainda na remoção de áreas com espessamento de pele (aquelas regiões mais grossas e ásperas).

Vitaminas: melhoram a irrigação do couro cabeludo, fortalecem os fios e evitam a perda de brilho e cor dos cabelos tingidos.

Serum: usado principalmente em países tropicais para deixar a loção cremosa menos oleosa. É indicado, em sua maioria, para produtos específicos para a face.

Serviço:
Inaya Lavôr - dermatologista
www.stiefel.com.br

Samira Yarak - dermatologista
www.univasf.edu.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário