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O balanço do Idec de 2010 contabilizou 11.353 atendimentos a seus associados, sendo 5.019 referentes a orientações de consumo e 6.334 orientações sobre ações judicias. As reclamações relacionadas aos planos representaram 14,5% do total.
A novidade no ranking deste ano é que os produtos eletroeletrônicos (celulares, eletrodomésticos etc.) ficaram sem segundo lugar, ultrapassando o setor financeiro e de telecomunicações, com 14,3% do total.
O balanço do Idec é uma amostra nacional que indica os assuntos prioritários entre os problemas enfrentados pelos consumidores. Mas, diferentemente do Idec, os Procons do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor não recebem queixas relacionadas aos planos de saúde coletivos, que representam 70% do mercado.
Em 2010, pela crescente demanda referente a problemas relacionados a produtos eletroeletrônicos --celulares, linha branca, eletrodomésticos e eletrônicos-- o Idec diferenciou o sistema de registro desse item, que antes constava dentro do grupo de produtos em geral. Desde 2007, o item se mantinha na quarta posição do ranking, mesmo somado a outros como medicamentos e alimentos.
Neste ano também foi ser verificado um aumento significativo dos atendimentos relacionados à energia elétrica, veículos, educação, lazer e entretenimento, que representaram 20% de todos os itens da categoria "outros" (onde também também constam transportes, água e saneamento, medicamentos, alimentos, imóveis e prestação de serviço por profissionais liberais).

CONTRAPONTO
De acordo com o IESS (Instituto de Estudos de Saúde Suplementar), os números do Idec podem ser explicados devido à entidade concentrar associados que são consumidores insatisfeitos.
De acordo com o instituto, o ranking dos Procons em 2010 classificou o setor de saúde como responsável por 3,21% das reclamações. O Idec lembra, porém, que os Procons não recebem queixas relacionadas aos planos de saúde coletivos, que representam 70% do mercado.
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