terça-feira, 1 de março de 2011

Em cinco dias, impostos são citados mais de 16 mil vezes nas redes sociais

Por: Camila F. de Mendonça
03/02/11 - 13h03
InfoMoney


SÃO PAULO – A cobrança dos principais impostos pagos pelos brasileiros já começou. E as reclamações também. Pesquisa da MITI Inteligência mostra que as queixas chegaram às redes sociais. A empresa monitorou as ferramentas mais populares utilizadas pelos brasileiros e constatou que, em cinco dias, os impostos foram mencionados mais de 16 mil vezes.

Entre os dias 6 e 10 de janeiro, o IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores) e o IPTU (Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana) foram os impostos mais citados em redes como Twitter, Facebook, Youtube, blogs, fóruns e sites de reclamação, devido à proximidade da data de pagamento. Os impostos representaram 25,9% e 21,2% do total das menções.

Referências ao Imposto de Renda representaram mais de 11% das menções no período. De acordo com a MITI, isso mostra que os brasileiros já estão preocupados com a entrega da declaração, que começa em março.

A média de citações diárias no período analisado estava em 1,9 mil, entre os dias 6 e 9 de janeiro, passando para 8,5 mil citações no dia 10. “Boa parte dos brasileiros voltou de férias nesse dia, que foi o início da segunda semana do ano”, afirmou em nota a gerente de inteligência e marketing da MITI, Elizangela Grigoletti. “Junto com o retorno ao trabalho, acontece, em geral, a retomada da organização doméstica e também a realização ou revisão do planejamento orçamentário anual”.

Citações negativas
A pesquisa mostra que a maioria das citações sobre impostos nas redes sociais tem caráter negativo. Ao todo, 65% dos posts sobre IPVA, 65% sobre IPTU e 80% sobre o IR eram negativos, ao passo que apenas 2% sobre o imposto automotivo e 2,2% sobre o imposto de renda eram positivos. O IPTU, por sua vez, não recebeu nenhuma menção positiva no período analisado.

“Em geral, os usuários reclamam a respeito de valores e alíquotas dos impostos. Entretanto, a porcentagem ainda é menor que em muitos países da Europa, já que na Alemanha e Suécia, por exemplo, a alíquota de IR pode superar os 50% contra o teto de 27,5% no Brasil”, afirma Elizangela.

Do total das menções de imposto de renda, quase 59% envolviam humor e 18,3% eram referentes a notícias sobre o imposto. Ao todo, 8,52% das citações eram reclamações, ao passo que 2,21% eram dúvidas.

De acordo com os pesquisadores, embora as interações nas redes sociais envolvam em grande parte o humor, o conteúdo mais relevante provém da propagação de notícias e algumas críticas. “Ainda assim, as mídias sociais constituem um terreno que pode ser mais bem explorado para o esclarecimento de dúvidas, como por exemplo, sobre o destino destes recursos”, diz a pesquisa.

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