domingo, 3 de abril de 2011

E agora prefeito vai fazer o que? Esperar mais alguém ter o carro destuído ou alguém morrer para tomar atitude?


Após acidente em Copacabana, Light afirma que Rio ainda tem 130 bueiros com risco de explosão
By O Globo on line

RIO - A Light reconheceu que bairros do Centro e da Zona Sul ainda têm 130 bueiros com risco de explosão. Na noite de sexta-feira, uma câmara da concessionária estourou na Avenida Nossa Senhora de Copacabana, ferindo cinco pessoas. Em entrevista concedida, na manhã deste sábado, o presidente da Light, Jerson Kelman, pediu desculpas à população e disse que ainda há riscos de novos acidentes acontecerem. O Centro de Operações da Prefeitura do Rio informou, na noite deste sábado, que a Avenida Nossa Senhora de Copacabana está totalmente liberada ao tráfego - assim como a Rua Bolívar, entre as avenidas Nossa Senhora de Copacabana e Atlântica.

- Seria leviano se eu garantisse que não existe mais risco - admitiu Kelman.

FOTOS: Confira imagens tiradas por leitores da explosão em Copacabana

LEIA MAIS: Especialista aponta várias hipóteses para a explosão em Copacabana

Ele informou que, em toda a cidade, há quatro mil bueiros, dos quais dois mil estavam em mau estado de conservação. Desses, 1170 são em áreas de grande circulação de veículos e pedestres. Cerca de 1040, segundo ele, já estão com a manutenção em dia, e os 130 restantes ainda serão recuperados.

- Peço desculpa à população, mas o que fizemos até agora não foi suficiente. Criamos um cronograma até dezembro para realizar o serviço de manutenção nos bueiros da cidade. Temos 140 profissionais envolvidos e vamos treinar mais técnicos para acelerar o trabalho.

Paes quer auditoria externa na Light e punição
O prefeito Eduardo Paes, que esteve no local do acidente na manhã deste sábado, afirmou que determinará à RioLuz que contrate uma auditoria externa para, junto com a Light, avaliar o plano de melhorias da companhia de energia. Ao todo, a concessionária tem 4 mil subestações de energia na cidade como a que explodiu.

- É uma vergonha que isso ainda aconteça na cidade, e a prefeitura vai exigir da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) medidas contra a Light, já que não existe multa que pague esse prejuízo - declarou Paes.

Segundo o prefeito, a contratação da empresa será feita em caráter emergencial, sem a necessidade de licitação.

O bueiro de ferro foi alçado a uma altura de quatro metros, por volta das 20h de sexta-feira, abrindo uma cratera de seis metros de diâmetro e destruindo pelo menos duas pistas da via. A Light informou que o problema foi causado por uma explosão na câmara subterrânea que fica sob a pista central da Avenida Nossa Senhora de Copacabana. Segundo a empresa, as causas do problema ainda estão sendo apuradas. A Secretaria municipal de Saúde informou que cinco feridos na explosão deram entrada no Hospital Miguel Couto. Três homens apresentavam queimaduras e ferimentos em várias partes do corpo. O estado deles é estável, e eles permanecerão internados. Outros dois homens tiveram ferimentos leves. Entre os feridos, estava um taxista que passava com o veículo pelo local, e foi atingido pela tampa do bueiro. Outras duas vítimas eram entregadores do Supermercado Zona Sul, e foram identificados apenas como Alessandro e Fernando. A quarta e a quinta vítimas ainda não foram identificadas.

Testemunhas contaram que o cenário na hora da explosão era de guerra, com pânico e correria. Entulhos de ferros, pedaços de asfalto e pedras cobriam parte da avenida. Houve muita fumaça e aglomeração de curiosos. A explosão foi exatamente embaixo da faixa para a travessia de pedestres. Segundo testemunhas, se o sinal estivesse aberto para pedestres, dezenas de pessoas poderiam ter sido vítimas e até mesmo morrido.

O fornecimento de energia no momento da explosão foi cortado, mas já está restabelecido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário