quarta-feira, 16 de junho de 2010

Cabelo bonito no frio


Não é apenas contra gripes e resfriados que temos que aumentar os cuidados no inverno. As baixas temperaturas e a garoa típicas da estação também requerem cuidados especiais quando o assunto é cabelo. “Nos dias de frio, os cabelos também estão expostos a agressões que podem danificá-los, ressecá-los e deixá-los sem brilho e sem vida. São ventos mais fortes, baixa umidade e poluição”, diz o químico e especialista em desenvolvimento de produtos capilares, Everton de Freitas.

Segundo ele, é imprescindível que xampus e condicionadores utilizem ativos que protegem e hidratam os fios durante essa época. O especialista ressalta que os componentes naturais são os mais indicados durante as baixas temperaturas, pois eles auxiliam no aumento da circulação, oxigenação e hidratação do couro cabeludo como, por exemplo, as proteínas, que formam um filme, evitando, desta forma, a perda de água e a desidratação.

Everton também lembra que o uso de bonés e gorros pode prejudicar as madeixas. “O uso de gorro e boné pode causar a falta de ventilação no couro cabeludo que, por consequência, gera o acúmulo de gorduras nos fios, o que pode ocasionar reações inflamatórias, queda e formação de caspa”, alerta.

O especialista faz uma lista de cuidados especiais para o inverno:

- Usar um lenço, chapéu ou boné para proteger o cabelo do frio e do vento, mas certifique-se que não esteja muito apertado, o que vai restringir a circulação no couro cabeludo;

- Use um condicionador nas pontas diariamente;

- Depois de lavar os cabelos, deixe a água fria correr sobre ele, para que ele fique mais hidratado e com um brilho extra;

- Não saia com o cabelo molhado, porque há maior risco de quebra;

- Limite o uso de itens quentes em seu cabelo como secadores muito quentes, pranchas alisadoras e babyliss. Mas se for usá-los, aplique um leave in antes.

- Evite tomar banho quente ou lavar o cabelo com água quente. Procure usar água morna ou fria em vez disso. O calor pode danificar o cabelo e o couro cabeludo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário