segunda-feira, 19 de julho de 2010

Saiba um pouco mais sobre Bull Terrier


Aparência
Bull Terriers são musculosos, com pelagem curta e densa. As cores de sua pelagem são:
• branca pura, podendo apresentar pequenas manchas bicolores ou pretas no pelo da cabeça e/ou orelhas.
• tigrada;
• dourada;
• preta;
estas cores combinadas com branco nos cães são chamadas bicolores;
• preta e canela;
• preta e tigrada;
estas combinadas com o branco são chamadas tricolores.
Sua característica mais notória é sua cabeça em formato de ovo quando observada de frente, levemente achatada em cima, trufa (nariz) preto, nunca de outra cor, sempre voltado para baixo (linha do solo), orelhas eretas e pontudas, olhos triangulares, aparentando estarem semi fechados.
Não existe um padrão para peso e tamanho, mas a média do standard varia de 36 a 50 cm e entre 25 e 40 kg.
A variação miniatura do Bull Terrier deve possuir as mesmas características, porém com um peso e tamanho menor, no máximo 35 cm na cernelha.
Temperamento
O bull terrier é forte, musculoso e muito ativo, também é corajoso e possui um extraordinário senso de humor. O seu focinho arqueado é característico da raça, bem como a sua cabeça oval.
O bull terrier é um guerreiro por natureza, dotado de coragem extrema e muito inteligente. Apesar destas características, com um dono disciplinador e com competências pessoais para lidar com um cão desta raça, o animal torna-se obediente à voz de comando e conhece bem os seus limites.
Esta raça é de grande fidelidade para com os donos, sejam eles adultos ou crianças. Territorialista com animais estranhos, não permite intromissões no seu espaço ou naquele que lhe compete guardar.
São amigáveis e possuem um maravilhoso senso de humor. Sua força física é proporcional à sua notável inteligência, e ambas necessitam estar em constante atividade.
Podem ser teimosos e também tendem a ter um dono general para mandar e reprimir coisas indesejáveis e o melhor é que eles gostam disso. A característica da raça é ser mansa, pois sua origem, diferente do que muitos acreditam, não se deve às rinhas.
São muito afetuosos e adoram companhia humana, portanto, não é recomendável deixá-los sozinhos, pois eles se distraem mordendo as coisas, e considerando-se a energia e vitalidade que possuem, dependendo do ânimo que seu Bull Terrier tiver no dia, não será difícil você se ausentar por umas horas e ao retornar encontrar sua casa desorganizada.
Também são recomendáveis para fazer companhia a crianças, pois sua força lhes garante um alto nível de tolerância à dor, garantindo resistência para as brincadeiras.
Podem desenvolver um temperamento ciumento para com o dono e territorialista em sua casa, para isto, é bom desde novo fazer um trabalho de socialização para que quando estiver adulto aceite outros cães.
Saúde
Normalmente, os bull terriers não possuem problemas com doenças físicas (como a displasia, por exemplo).
Um problema comum nesta raça é a tendência a desenvolver alergias e doenças de pele. Mordidas de insetos, como moscas ou mosquitos, podem produzir alergias que causam a coceira. Este quadro pode ser anulado se o cão for mantido longe destes insetos, mas obviamente o que definirá isto serão fatores ambientais e/ou climáticos, onde normalmente a exposição se torna praticamente inevitável.
Sua expectativa de vida varia entre 10 e 14 anos em média, no entanto, a cadela mais velha que se teve registro viveu até os 17 anos.
A pelagem é de fácil manutenção, mas cuidados simples como a escovação podem deixá-la praticamente perfeita.
A raça necessita de uma quantidade razoável de exercícios, porém, exigir muito de sua musculatura na juventude pode enrijecer e esticar seus músculos. Os cães mais velhos também necessitam de exercícios, porém em doses mais reguladas, enquanto os mais novos podem se exercitar por horas a fio.
Procure manter um equilíbrio entre dieta e exercícios, pois a raça ganha sobrepeso facilmente. Também verifique olhos, nariz e boca regularmente por sinais de infecção.
Bulls Terriers se alimentam de qualquer coisa. Ração canina contendo parte ou todos os elementos é a mais indicada, ossos para brincadeiras (assim esses cães gastam um pouco de sua energia e deixam outros objetos intactos), porém, deve-se ficar atento a alterações na pelagem. Combine com exercícios e um lugar quente para descansar, e você terá a companhia de um cão extremamente feliz e saudável.

História
As raças Old English Bulldog e White English Terrier, já extintas, foram cruzadas para dar origem a uma nova, chamada Bull and Terrier.
Por volta de 1860, a raça Bull and Terrier se dividiu em dois ramos: o Bull Terrier branco puro, e outro com pelagem manchada colorida.
Os registros mais antigos de Bull Terriers datam do período entre 1874 a 1876.
Ascendência
O Bull Terrier é fruto do cruzamento de 2 raças:
O Antigo Bulldog Inglês:
Pontos positivos: a coragem, a determinação, substância, osso, costela em barril, profundidade de peito, maior força de mandíbula e pelagem. Também vieram dos bulldogs as cores e possivelmente a obediência.
Pontos negativos: construção abuldogada, crânios exageradamente largos, prognatismo, olhos redondos e despigmentações em geral.
O Terrier Branco Inglês:
Pontos Positivos: veio refinamento, qualidade, olhos pequenos e escuros, inserção de orelhas, expressão, desenho, pés, ombros bem ajustados, joelhos bem construídos, agilidade, inteligência, instinto e claro a cor branca.
Pontos negativos: uma tendência à leveza de construção, pouco osso, hiperatividade e claro surdez muitas vezes encontradas em cães brancos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário